Principal Biblioteca Cursos Professores Secretaria Contatos
.
Conheça colégio

HISTORIAL

Basta haver vida para sonhar e basta sonhar para despertar, abrindo novos horizontes na vida e fazer história como essa que se segue, a história do Colégio.

O Colégio 1-2-3 ostenta um passado difícil e uma trajectória complexa porquanto brotou de pensamento de uma pessoa singular. A professora Cármen Coelho é a personalidade em referência.

Foi em gesto de cumprir com a lei do prosseguimento da vida por um lado e por outro, para minorar as dificuldades que alguns alunos tinham na assimilação da matéria académica que lhes era transmitida nas escolas. Trata-se neste último caso, das aulas de explicação nesta casa, iniciadas pela professora Cármen Coelho no ano de 1994, dando assim o grande primeiro passo que alicerçou toda a acção subsequente.

Evoluindo nas suas ideias, aquela professora viu a necessidade inadiável de dar o seu contributo na formação de quadros, fazendo assim uma petição às autoridades de direito, na expectativa de viabilizarem a abertura de um colégio para o ensino particular, o Colégio 1-2-3.

Em 1997, face a solicitação feita pela professora, lhe é outorgada o despacho de autorização de exercício em causa, por sua excelência o senhor Ex-delegado da Huíla, o Senhor Paulo Dala.

Assim no dia 1 Abril de 1997 iniciam as aulas no primeiro e único bloco existente na altura. Após isso, já uma luz se deslumbrava no grande projecto, permitindo que no dia 31 de Maio se procedesse a inauguração oficial do Colégio na presença de sua excelência, o senhor Governador Provincial da Huíla, o General Kundi Paihama, alguns dirigentes da educação, pais e encarregados de educação.

Finalmente, em 1999 surge o Despacho de sua excelência o Senhor Ministro da educação, aprovando a legalização do referido Estabelecimento de Ensino.

É de louvar a afincada colaboração do seu esposo o Senhor Leonel Saudades, que prestou a sua valiosa colaboração no crescimento do projecto desta instituição desde o I bloco até ao espaço que o horizonte apresenta actualmente.

Assim, analisando a caminho trilhado, bem como o processo jurídico-laboral até a sua fase eminente, deliberou-se o seguinte:

- Fica firmado neste historial o dia 1 de Abril como o dia do Colégio 1-2-3, pois foi o dia em que se abriu as portas para a ministração das aulas e o atendimento oficial ao público.

Memorável seja o dia 1 de Abril e que o mesmo seja comemorado anualmente.

HINO DO COLÉGIO UM DOIS TRÊS

Somos o Colégio um dois três

Somos um jardim a florir

Somos o futuro que promete

A nossa amizade é como o saber

R/ Ser sincero dócil e justo

Ser educado, humilde e paciente

Ser aplicado, exemplar e amável

Este será o nosso ideal.

Ó Colégio um dois três

És a nossa querida casa

Debaixo do teu tecto nos forjamos

Lutando contra a ignorância

Nós somos o futuro

Nós somos o caminho da esperança

Somos o caminho que conduz ao progresso

A nossa pureza é luz para paz.

Somos uma nascente

Que vai sendo rio

Que corre para o mar do saber

Nós somos um dois três